terça-feira, 28 de setembro de 2010

As Inteligências Múltiplas

Howard Gardner, psicólogo da Universidade de Hervard, através de pesquisa e estudos sobre o sistema nervoso, desenvolveu as teorias das inteligências múltiplas. Para ele  "inteligência é a capacidade inata, geral e única, que permite aos indivíduos uma perfomance, maior ou menor, em qualquer área de atuação". Segundo ele, cada pessoa tem a capacidade de desenvolver algum tipo de inteligência. O ser humano pode se sair não tão bem no cumprimento de uma determinada atividade, porém excelente em outra.
Com suas observações e estudo, Gardner definiu sete tipos de inteligência. Relativamente independentes, essas competências "tem sua origem e limites próprios". Apesar delas não se relacionarem diretamente em muitos casos, é necessário uma combinação de inteligências. Ele classificou as inteligências em sete tipos:
Inteligência Linguística: as principais características de uma pessoa com essa competência é a sensibilidade para os sons, os ritmos, significados das palavras e facilidade de utilizar a linguagem para convencer, agradar...Dos profissionais que mais se destacam com essa habilidade, estão os poetas, jornalistas, entre outros.
Inteligência Musical: é a capacidade de apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. Habilidade bem desenvolvida pelos músicos e compositores.
Inteligência Lógico-matemática: pessoas com essa inteligência tem maior sensibilidade com padrões, ordem e sistematização. Habilidade encontrada em profissionais como matemáticos e cientistas.
Inteligência Espacial: Para Gardner é a capacidade que o indivíduo tem de perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. Dentre as pessoas com essas inteligências podemos destacar os arquitetos, engenheiros e artistas plásticos.
Inteligência Cinestésica: habilidade de usar o próprio corpo para resolver problemas ou criar produtos, como fazem os dançarinos e os atletas.
Inteligência Interpessoal: pessoas como vendedores, psicoterapeutas, políticos, professores têm essa inteligência bem desenvolvida, pois é devido a ela que se pode compreender e responder as outras pessoas.
Inteligência Intrapessoal: ao contrário da anterior, que é a capacidade de se relacionar com as outras pessoas, esta é a capacidade de se auto-conhecer, é a hablidade de ter acesso aos próprios sentimentos.
Gardner acredita que todas as pessoas devem ir em busca da sua própria inteligência, e essa busca deve ser realizada a partir de questionamentos. Para ele a cultura favorece o desenvolvimento de alguns talentos. As habilidades já nascem com o indivíduo e se desenvolve ao longo de sua vida. Na infância, a criança já tende, por meio de símbolos, a mostrar o tipo de inteligência que ela irá desenvolver mais tarde.
O progresso da criança, faz com ela, segundo o autor, entre num sistema de 2º ordem, que é estabelecido por meio da escrita, dos símbolos matemáticos, da música escrita, etc.
Para entendermos melhor a influência da cultura na formação das inteligências, é só observarmos que uma sociedade que valoriza a música, por exemplo, terá um grande número de pessoas que se voltarão para a produção musical.
É muito importante que o professor conheça a teoria de Gardner sobre as múltiplas inteligências, pois baseado nela, ele poderá propiciar uma ambiente educacional diversificado, oferecendo oportunidades iguais para todos os alunos  e despertando em cada um a habilidade que mais se destaca.
É preciso que o professor tenha mais sensibilidade em sala de aula, principalmente na hora de avaliar. Preparar o aluno para o mundo, é ajudá-lo a desenvolver o que há de melhor nele. Agindo dessa forma a escola estará apoiando o indivíduo a fazer as escolhas certas, o sucesso profissional sem dúvida será uma consequência que não irá tardar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário